Eurodeputados votam resolução contra as violências de radicais hindus contra os cristãos da Índia, mas socialistas, verdes e liberais boicotam discurso do patriarca Bartolomeu I
Eurodeputados votam resolução contra as violências de radicais hindus contra os cristãos da Índia, mas socialistas, verdes e liberais boicotam discurso do patriarca Bartolomeu INa sua sessão plenária de 24 de Setembro, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução em vista da cimeira União Europeia-Índia, que terá lugar a 29 de Setembro em Marselha. a resolução versa sobre o prolongamento estratégico das relações entre as duas maiores democracias do mundo, dando particular atenção à economia, à política internacional e aos problemas sociais da Índia.
Um parágrafo é dedicado às violências contra os cristãos de Orissa e outros estados da Índia. Os eurodeputados manifestam uma profunda preocupação pelos ataques e exigem protecção e assistência às vítimas; pedem indemnizações pelas igrejas e bens privados destruídos. além disso afirmam que todos os causadores de violência devem ser punidos. O governo central e as autoridades nacionais devem proteger inteiramente a minoria cristã.
Curiosamente o mesmo Parlamento Europeu não segue o mesmo critério em relação aos cristãos da Turquia. ao receber a visita de Bartolomeu I, patriarca ecuménico de Constantinopla, que falou sobre o valor da religião para a Europa e a Turquia, da sua capacidade de construir pontes culturais graças à fé religiosa e da liberdade de culto, o organismo europeu revelou sentimentos de cristianofobia. Deputados dos verdes, liberais e socialistas estiveram ausentes do Parlamento. Tal ausência talvez se explique com a difusão de um comunicado da socialista belga, Véronique De Keyser, que alertava para a laicidade e a democracia.
a eurodeputada belga denuncia que sob o manto do ano intercultural possa infiltrar-se uma ofensiva das religiões atentando contra a laicidade do Parlamento Europeu. O comunicado lança-se contra o patriarca de Constantinopla e Bento XVI que ousam afirmar que os valores europeus são valores morais cristãos. Segue-se o apelo ao boicote da sessão com o patriarca.