Gravidez e parto matam anualmente, no mundo, mais de meio milhão de mulheres. São dados do relatório da UNICEF, agência das Nações Unidas para a infância
Gravidez e parto matam anualmente, no mundo, mais de meio milhão de mulheres. São dados do relatório da UNICEF, agência das Nações Unidas para a infânciaOs países em vias de desenvolvimento registam 99 por cento dos casos. a África sub-sahariana e as regiões asiáticas meridionais lideram o trágico recorde com 84 por cento das mortes. Nestes países o risco de morte ligado á gravidez e ao parto na vida de uma mulher é de 1 para 76. Nos países desenvolvidos a proporção é de 1 para 8. 000.
O Níger é o país onde é mais perigoso dar à luz. Muito perigoso é também no Quénia, onde a maioria das mulheres dá à luz em casa. a falta de assistência sanitária e de recursos em casos de emergência, com hospitais muitas vezes afastados, explicam uma taxa de mortes tão elevada. a hemorragia é a causa principal de morte. Mas o estado geral das parturientes, a desnutrição e outros factores acabam por ser determinantes no fracasso da gravidez e do parto.
Os Objectivos do Milénio, das nações Unidas, assumiram a redução de 75 por cento da mortalidade ligada à gravidez e partos até 2015. O relatório da UNICEF denuncia que a falta de medidas põe em risco esta meta. Há uma relação evidente entre a saúde materna e os objectivos de desenvolvimento, como a redução da pobreza extrema, a redução da mortalidade infantil e outras chagas, explicou Tessa Wardlaw, responsável da agência.