a chaga do trabalho infantil está longe de estar debelada no Brasil. Um inquérito realizado pelo diário “Estado de São Paulo” revela que em 2007 as crianças trabalhadoras eram 1,2 milhão
a chaga do trabalho infantil está longe de estar debelada no Brasil. Um inquérito realizado pelo diário “Estado de São Paulo” revela que em 2007 as crianças trabalhadoras eram 1,2 milhãoSegundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o trabalho infantil é um fenómeno muito difuso, embora a lei brasileira proíba o trabalho abaixo dos 14 anos. Do 1,2 milhão de crianças atingidas pelo trabalho infantil, 157 mil têm entre cinco e nove anos.
as estatísticas revelam que o trabalho de 60 por cento destas crianças não é nem sequer pago, recebendo alimentação e alojamento em troca. a maior concentração de trabalho infantil regista-se no Nordeste. O trabalho mais requerido é na agricultura, sobretudo nas plantações da cana de açúcar.
O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explicou que o fenómeno deriva de factores culturais e, sobretudo, da pobreza. No Brasil o rendimento médio familiar é de 240 euros mensais, mais do dobro do rendimento das famílias necessitadas com crianças trabalhadoras entre os cinco e os 14 anos. O estudo põe em relevo que a alfabetização atinge apenas 80 por cento das crianças e adolescentes que trabalham, ao passo que sobe a 94 por cento entre os que não trabalham.