Se nada for feito a idade média da população continuará a subir linearmente cerca de um ano em cada cinco anos
Se nada for feito a idade média da população continuará a subir linearmente cerca de um ano em cada cinco anosFernando Ribeiro e Castro, presidente da associação Portuguesa de Famílias Numerosas (aPFN), recorda que a população portuguesa continua a envelhecer a um ritmo mais do que preocupante . E defende que o governo deve tomar medidas para travar esta situação.
Uma das soluções apontadas é uma política que permita às famílias terem os filhos que desejam sem que por isso sejam penalizado, salienta. Isso levará a que o Índice Sintético de Fertilidade (número médio de filhos por mulher em idade fértil) seja de 2. 1, um valor igual ao número médio de filhos desejados, adianta a Lusa
Os números indicam ainda que o Índice de Dependência de Idosos (número de idosos por cada 100 pessoas em idade activa) atinge, um máximo de 48 em 2050. Uma situação que resulta de 30 anos de distracção dos sucessivos portugueses que nunca admitiram haver problemas sérios a nível demográfico para resolver em Portugal .
O responsável salienta ainda que outro problema reside na promoção do divórcio de que é exemplo acabado a última proposta de lei do governo de Sócrates – em detrimento da promoção da estabilidade do casamento e dos casais .