Há 14 milhões de pessoas que dependem do cultivo da banana no Leste do país. Mas uma doença pestilenta põe em perigo a produção de três mil produtores
Há 14 milhões de pessoas que dependem do cultivo da banana no Leste do país. Mas uma doença pestilenta põe em perigo a produção de três mil produtoresMais de três mil agricultores do Uganda combatem uma doença pestilenta que ameaçou acabar com a produção da banana cozida. Graças a uma iniciativa conjunta do governo ugandês e da Organização para a alimentação e agricultura, das Nações Unidas (FaO), que também ajudou a impulsionar os rendimentos, a doença está a ser combatida.
a propagação de uma doença bacteriana, de nome banana murcha (BBW), que acaba com as plantas, tinha causado uma redução na produção de bananas no Leste deste país africano de cerca de 65 a 80 por cento, segundo a FaO. Os agricultores foram ensinados a impedir o alastramento da doença e o governo estima que o problema foi contido em cerca de 75 por cento.
a primeira doença foi detectada em 2001 no Uganda, onde cerca de 14 milhões de pessoas dependem de cozinhar a banana, como fonte de alimento e renda. Em quatro anos a bactéria responsável pela doença já se tinha difundido em 33 distritos do país.