“Monsenhor Joaquim Carreira. apóstolo do bem, na guerra e na paz” é o título do livro que foi lançado ontem, por ocasião da comemoração do centenário do nascimento de monsenhor Joaquim Carreira
“Monsenhor Joaquim Carreira. apóstolo do bem, na guerra e na paz” é o título do livro que foi lançado ontem, por ocasião da comemoração do centenário do nascimento de monsenhor Joaquim CarreiraO padre João Carreira Mónico, sobrinho do homenageado, é o autor desta biografia do sacerdote de Leiria e com uma acção humanitária no acolhimento aos judeus e a outros perseguidos, em Roma. Trata-se de uma obra com fotografias e documentos que permitem conhecer a grandeza da vida e da acção deste sacerdote natural da Caranguejeira.
Estamos perante um sacerdote de corpo inteiro, ao serviço de Deus, da Igreja e dos perseguidos. Foi apóstolo do bem, na guerra e na paz com acções, palavras e escritos, disse o autor do livro.
Natural da Caranguejeira, monsenhor Joaquim Carreira nasceu em 1908 e faleceu em 1981. Foi ordenado sacerdote em Roma, onde se formou em filosofia, Direito canónico e Teologia.
Foi professor do Seminário de Leiria, capelão na Boa Vista, reitor do Colégio Português em Roma e Conselheiro Eclesiástico da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé. Escreveu vários livros sobre Roma, a mensagem de Fátima e outros temas.