associação ambientalista “Campo aberto” apresenta página na Internet, a 9 de Outubro, para defesa de 50 espaços verdes da írea Metropolitana do Porto. a campanha será feita por votação electrónica
associação ambientalista “Campo aberto” apresenta página na Internet, a 9 de Outubro, para defesa de 50 espaços verdes da írea Metropolitana do Porto. a campanha será feita por votação electrónicaO responsável pela campanha, Nuno Quental, afirmou à agência Lusa: O nosso novo sítio na Internet, além de incluir as fichas descritivas das 113 zonas verdes propostas para protecção, permitirá a votação electrónica. O endereço electrónico só estará disponível na altura da apresentação da página, a 9 de Outubro.
a votação irá permitir seleccionar 50 das 113 zonas verdes da região do Grande Porto apresentadas em fichas descritivas. até final de Setembro, a associação Campo aberto espera recolher e apresentar todos os elementos: Contamos ter as fichas prontas no fim deste mês, o que nos permitirá iniciar a selecção das 50 finalistas a partir de meados de Outubro, frisou o dirigente ambientalista.
a primeira fase dacampanha intitulada 50 Espaços Verdes em Perigo, 50 Espaços Verdes a Preservar decorreu entre 15 de Outubro de 2006 e 31 de Julho de 2007. Durante este período, os habitantes da Área Metropolitana do Porto (aMP) identificaram locais que consideram estar em perigo e que necessitam de protecção. No total, foram apresentadas 113 propostas, das quais 26 no concelho da Maia, 23 no Porto, 22 em Gaia e 19 em Gondomar. as restantes são dos concelhos de Matosinhos (7), Vila do Conde (6), Valongo (4), Espinho (4) e Póvoa de Varzim (2).
a selecção dos 50 espaços será feita por quatro grupos de trabalho criados pela Campo aberto, envolvendo autarquias, universidades e organizações ambientalistas, entre outras estruturas. Está prevista a participação popular, por votação electrónica feita através do novo sítio na Internet. a lista completa das propostas apresentadas integra quintas, vales de rios e ribeiras, jardins privados, campos agrícolas e matas, entre outros espaços verdes existentes na aMP, cada vez mais densamente povoada e urbanizada.