O debate instalou-se num grupo de cristãos. Querer ser alternativa ao desconforto do anonimato massificado das missas e sê-lo de facto são coisas diferentes
O debate instalou-se num grupo de cristãos. Querer ser alternativa ao desconforto do anonimato massificado das missas e sê-lo de facto são coisas diferentesUma caminhada marcou o arranque do ano, após as férias, para a Comunidade João XXIII, grupo de cristãos que, em Coimbra, procura ser um espaço alternativo ao anonimato e à massificação das celebrações paroquiais, insistindo também na organização de debates. Chegados à encruzilhada, de debates muito participados e celebrações de domingo com muito poucos praticantes, o caminho foi feito em reflexão na Reserva Natural dos Loendros, nas proximidades de Oliveira de Frades, este domingo.
No final, algumas questões ficaram inscritas no blogue da Comunidade, um caderno de encargos para o recomeço que aí está. ali se nota que querer ser alternativa ao modo tradicional de celebrar a fé e sê-lo de facto são coisas diferentes.
Perante o desconforto causado pelo anonimato e a massificação das celebrações eclesiais normais’, a Comunidade João XXIII questiona o que é hoje a renovação litúrgica?, mas também por onde passa a descoberta das palavras, dos gestos, das estéticas que exprimam um modo tão inquieto quanto comprometido de ser cristão? afinal, nota o breve texto publicado, num tempo em que as igrejas se esvaziam um pouco por todo o lado, e em que outras se enchem só pelo carisma do padre (o que não abona nada em favor da vitalidade da comunidade em si mesma), perguntam-se os membros deste grupo que se reúne na Sala da Luz, em Coimbra, como pode uma comunidade descomprometida de fórmulas gerar compromissos litúrgicos?.
Por fim, fica a nota de como é possível articular uma rotina dominical que tem muitos rostos: Rezar, exaltar o belo, viver densamente o compromisso transformador da vida e da sociedade.como fazer tudo isto num domingo de gente normal? Com esta reflexão, realizada este domingo, tem lugar o reinício do percurso da Comunidade de acolhimento João XXIII. Os cristãos em geral têm aqui também palavras para fazer caminho – em reflexão.