Um parque «extraordinário». Foi como o presidente da República classificou o Douro Internacional, a que dedicou um dia inteiro. é a última etapa de uma visita de três dias a Trás-os-Montes
Um parque «extraordinário». Foi como o presidente da República classificou o Douro Internacional, a que dedicou um dia inteiro. é a última etapa de uma visita de três dias a Trás-os-MontesO chefe de estado convidou, em Miranda do Douro, todos os portugueses a visitarem o Parque Natural do Douro Internacional. Convido os portugueses a virem aqui, a trazerem os filhos, os netos e mostrar as impressionantes arribas que a água cavou ao longo de milhões de anos. Em declarações à Lusa, o presidente da República exortou os poderes públicos a um maior diálogo com as populações sobre a Conservação da Natureza. Esta tem de ser compatível com a espécie humana.
Cavaco Silva tem ouvido queixas, especialmente dos autarcas relativamente às restrições ambientais que lhes são impostas e que eles não compreendem. apelando a um maior diálogo dos responsáveis institucionais, sublinhou que os poderes públicos têm de mostrar uma abertura muito especial para o diálogo e para as explicações. Esta atitude é o desafio a que os departamentos públicos da Conservação da Natureza e da Biodiversidade vão ter de dar uma atenção muito grande.
O presidente da República enalteceu a riqueza natural que é o Douro Internacional, considerado o Grand Canyon da Península Ibérica.com uma paisagem, fauna e flora únicas, e em estado absolutamente selvagem nalgumas zonas, constitui um património de rara beleza e riqueza. a preservação destes tesouros não significa, para o presidente da República, o esquecimento da espécie humana. Esta pode melhorar a sua condição ao lado da preservação da Águia Real. E afirmou: O grande problema é como conciliar a preservação e conservação da natureza com a melhoria das condições de vida da população e a criação de empregos.
Os ministérios do ambiente e da agricultura vão disponibilizar, no próximo triénio, seis milhões de euros anuais para apoiar os agricultores desta área protegida. O apoio pretende compensar as perdas provocadas por uma agricultura mais amiga do ambiente, porque menos rentável. Criado há dez anos, o parque teve até hoje um investimento de apenas três milhões de euros.