Evo Morales incentiva apoiantes «a lutar até à morte». a situação no departamento de Pando agravou-se nas últimas horas, tendo-se registado mais três mortes
Evo Morales incentiva apoiantes «a lutar até à morte». a situação no departamento de Pando agravou-se nas últimas horas, tendo-se registado mais três mortesOntem ao final do dia, 13 se Setembro, um avião Hércules teve dificuldades em aterrar no aeroporto de Cobija. a pista estava ocupada por manifestantes anti-Morales e os militares tiveram de dispara, provocando alguns feridos. Decretámos o estado de sítio em Pando para defender a vida das pessoas. O que se passou neste departamento foi um delito de desumanidade. Foi um massacre!, explicou o presidente Evo Morales, num discurso inflamado em Cochabamba.
O presidente incentivou os seus apoiantes a lutar até à morte. Evo Morales pediu-lhes que não lutem pela sua pessoa, mas por uma mudança revolucionária no país, nem que tenham de pôr as suas vidas em risco. E mostrou a sua firmeza: Querem afastar-me da presidência da Bolívia só porque sou um índio, mas eu governarei até ao final do meu mandato.
O presidente da Bolívia agradeceu a preocupação e o apoio que os países latino americanos lhe têm dado. Rafael Correia, presidente do Equador, garantiu aos jornalistas: a democracia e a justiça vão acabar por derrotar todos aqueles que estão a destabilizar o governo de Evo Morales. O apoio veio também do ex-presidente da Bolívia, Jorge Quiroga.
Numa conferência de imprensa em La Paz, o ex-presidente responsabilizou Hugo Chávez pelo que se está a passar no seu país. as pessoas estão revoltadas e descontentes com o governo de Evo Morales em alguns departamentos, porque têm medo que a Bolívia siga o exemplo da Venezuela, afirmou Jorge Quiroga. Em vez de dar conselhos a Evo Morales, o presidente Hugo Chávez deve preocupar-se mais em resolver os problemas sociais e políticos da Venezuela.