Dos cerca de 120 mil idosos do concelho de Lisboa, apenas 2,5 por cento beneficiam de serviços e equipamentos de apoio, revelou o provedor da Santa Casa da Misericórdia no início do segundo mandato
Dos cerca de 120 mil idosos do concelho de Lisboa, apenas 2,5 por cento beneficiam de serviços e equipamentos de apoio, revelou o provedor da Santa Casa da Misericórdia no início do segundo mandato a nível dos vários equipamentos, desde os lares aos centros de dia, por exemplo, pouco passa dos 2,5 por cento, lamentou Rui Cunha, em entrevista à agência Lusa. Nem toda a população idosa carece de apoio, mas o provedor acentua a necessidade de reforçar os serviços. Entretanto anunciou a abertura de mais duas residências assistidas, uma delas até ao final do ano.
O responsável da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa prefere o serviço de apoio domiciliário. além de ser primordial para não desinserir o idoso do seu meio e para não o fazer sofrer, proporcionando-lhe condições de vida na sua própria casa, evita os inconvenientes de albergar todos os idosos numa instituição.
actualmente, no concelho de Lisboa, só 20 das 53 freguesias são abrangidas pelo apoio domiciliário integrado. Este serviço diário inclui a entrega de refeições, a limpeza do domicílio, a prestação de cuidados de higiene e de saúde ao idoso. O objectivo é cobrir toda a cidade de Lisboa com apoio domiciliário integrado. Vamos ver se o conseguimos fazer até ao final do mandato, afirmou o provedor reconduzido no cargo por mais três anos.
Está a ser feito um levantamento geográfico dos idosos a residir no concelho. O estudo estará concluído em 2009 e espera-se que permita aumentar a eficácia dos apoios, assim como a prestação de auxílio, por exemplo em caso de catástrofe. No início do próximo ano deverá ser lançado um serviço de atendimento telefónico para apoiar os idosos. a Santa Casa apoia cerca de cinco mil pessoas com mais de 65 anos em centros de dia, centros de convívio, lares, apoio domiciliário e residências temporárias e assistidas.