Quem habita perto do mar ou foge ou incorre em «morte certa». alarme lançado pelo Serviço Meteorológico americano avisa habitantes da Baía de GAlveston para abandonarem imediatamente as suas casas
Quem habita perto do mar ou foge ou incorre em «morte certa». alarme lançado pelo Serviço Meteorológico americano avisa habitantes da Baía de GAlveston para abandonarem imediatamente as suas casasO furacão ainda é de intensidade 2, mas tem um diâmetro de tal modo amplo que abrange quase todo o Golfo do México. as grandes proporções e a força dos ventos, que chegam a atingir 200 quilómetros horários fazem recear inundações das localidades costeiras e ondas com mais de sete metros. a ilha de GAlveston, já ontem evacuada, está parcialmente inundada, mesmo que o furacão ainda não tenha chegado.
O alarme devido à chegada do Ike atinge 11 milhões de pessoas. Dessas, 3,5 milhões já receberam ordem de evacuação obrigatória. São todas habitantes da baía de GAlveston. as principais vias de comunicação encontram-se completamente entupidas com filas de quilómetros de veículos que se dirigem para o interior. Os preços dos combustíveis subiram desmedidamente.
O furacão Ike que se dirige para o Texas já levou a Nasa a fechar o centro espacial de Houston. a medida obrigou a adiar para quarta-feira, 17 de Setembro, uma operação de reabastecimento da Estação Espacial Internacional. Caso não se consiga tornar operativo o centro de Houston, até quarta-feira, a Nasa prevê a activação de uma estação de socorro. as operações de controlo do centro de Houston foram transferidas para austin, no Texas e para Huntsville, no alabama.