ajudaram a assinar o pacto de pacificação do Leste do país em Janeiro. agora estão apreensivos com a mais recente onda de violência no Kivu do Norte e do Sul
ajudaram a assinar o pacto de pacificação do Leste do país em Janeiro. agora estão apreensivos com a mais recente onda de violência no Kivu do Norte e do SulEm Janeiro, ajudaram ao acordo de entendimento entre a República Democrática do Congo (RDC) e grupos armados, para trazer a paz ao Leste do país, mas estão preocupados com a evolução dos acontecimentos no terreno, com mais um surto de violências nas províncias do Kivu Norte e do Sul.
Num comunicado divulgado esta quinta-feira, os mediadores internacionais signatários do pacto – nomeadamente alan Doss, representante especial do secretário-geral da ONU para a RDC, bem como membros da União africano, da Conferência dos Grandes Lagos, da União Europeia e dos Estados Unidos – sublinharam o seu compromisso em pôr termo aos combates no Leste do país e na região dos Grandes Lagos.
O grupo de mediadores internacionais também manifestaram o seu apoio à soberania, integridade territorial e legítimas instituições da RDC.