Falta de alimento, água e cuidados médicos causa emergência e põe em perigo milhões de vidas jovens. a agência das Nações Unidas para as crianças alerta
Falta de alimento, água e cuidados médicos causa emergência e põe em perigo milhões de vidas jovens. a agência das Nações Unidas para as crianças alertaNo Corno de África, mais de três milhões de crianças estão em perigo de vida. Sem alimento, nem água, nem cuidados médicos, 14 milhões de pessoas sentem os efeitos graves da seca, dos conflitos armados, agravado pelo aumento dos preços alimentares e pela desnutrição crónica.
Sem uma intervenção imediata, mais outros milhões de crianças estarão em risco em toda a região, alerta a UNICEF, agência das Nações Unidas para a infância. Nesta fase crítica, é necessário uma forte liderança política nacional para a imediata mobilização de fundos a nível internacional, afirmou Per Engebak, director regional da UNICEF para a África Oriental e Meridional. Em diversas partes do Corno de África os operadores humanitários são impedidos pelos funcionários do governo ou alvo deliberado de grupos armados.
O funcionário da UNICEF acrescentou: Neste momento a segurança é um dos principais obstáculos a uma resposta eficaz. a subida dos preços dos cereais torna impossível a muitas famílias a compra de grão e difícil também para as organizações humanitárias. O aumento dos combustíveis – de 300 a 1000 por cento na Somália – põe em risco a distribuição de água e alimento, até para as populações que poderiam ser contactadas em segurança.