Certame destinado a jovens para a criação de um poster a ser utilizado na campanha da tutela dos direitos de menores
Certame destinado a jovens para a criação de um poster a ser utilizado na campanha da tutela dos direitos de menoresGarantir e dar a conhecer melhor os direitos dos menores, sobretudo o direito à protecção de que beneficiam crianças e adolescentes cidadãos ou residentes na União Europeia são objectivos que condividem a Europa comunitária e os estados membros. O vice-presidente da Comissão, Jacques Barrot, relança a campanha para a criação de um poster destinado a promover a tutela dos direitos dos menores.
O regulamento do concurso exige a formação de equipas de quatro elementos, de idades compreendidas entre os 10 e 14 ou 15 e 18 anos. O poster deverá ter o formato a2. No centro do concurso deste ano está a ideia de que as crianças têm direito a serem protegidas de abusos e maus-tratos. Os concorrentes terão de propor um manifesto que transmita esta mensagem.
a comissão formulou algumas perguntas para facilitar o trabalho dos concorrentes. Que significa o direito à protecção? Em que situações deverão ser protegidos (casa, escola, jogo, televisão, internet)? Como podemos colaborar para garantir a protecção a todos os jovens?
Os trabalhos deverão ser entregues até 31 de Outubro de 2008. Está prevista uma selecção a nível nacional, seguida de uma segunda a nível europeu. Os prémios serão entregues em Bruxelas em Dezembro. Poderão ser colhidas informações sobre o concurso na página da União Europeia.