a associação “Leigos para o Desenvolvimento” realizou ontem, 7 de Setembro, na sua sede em Lisboa, uma cerimónia para assinalar o envio de 24 jovens licenciados para as missões
a associação “Leigos para o Desenvolvimento” realizou ontem, 7 de Setembro, na sua sede em Lisboa, uma cerimónia para assinalar o envio de 24 jovens licenciados para as missõesPor um ou mais anos, os enviados vão realizar, em comunidade e em regime de voluntariado, um serviço de desenvolvimento e de promoção. a sua acção terá lugar em diversos países em vias de desenvolvimento, em particular os países de expressão oficial portuguesa: Moçambique, angola, São Tomé e Timor.
Segundo antónio Hilário David, presidente da direcção, os Leigos para o Desenvolvimento são jovens que acreditam na universalidade da ajuda e que querem contribuir para uma globalização solidária. E acrescenta: São jovens que habitam neste mundo, mas procuram olhar para ele com humanidade e descobrir o verdadeiro rosto de quem precisa ser olhado como pessoa.
No período de missão, os 24 jovens juntam-se a mais cinco, que renovam por mais um ano. Todos dedicam a vida a uma grande experiência de promoção humanitária, integrando projectos em áreas fundamentais como a educação, a saúde e a promoção social.
ao nível da educação, os voluntários terão a oportunidade de leccionar disciplinas do ensino básico, secundário, pré-universitário e técnico-profissional, a crianças, jovens e adultos. Não só serão formados professores, mas também alfabetizarão as comunidades onde se inserem. Simultaneamente, são criadas e apoiadas infra-estruturas básicas a este nível, como escolas, bibliotecas, centros de formação de informática, centros juvenis e de apoio escolar.
além disso, os voluntários com formação médica e de enfermagem apoiarão programas de formação de técnicos de saúde e de educação para a saúde nas comunidades ao nível da higiene e malnutrição. Promovem o combate ao HIV-SIDa, paludismo, tuberculose e mortalidade infantil.
Finalmente, trabalham com comunidades rurais, apoiando a criação de creches e o desenvolvimento de actividades económicas, como padarias e carpintarias, bem como de agricultura de subsistência. Deste modo, facilitam o combate à pobreza e o desenvolvimento das populações. além disso, é prestado apoios aos menos favorecidos, através da integração familiar de meninos de rua, da criação de cozinhas sociais para idosos, de micro-crédito e de programas de promoção da mulher.
Sobre os Leigos para o Desenvolvimento Os Leigos para o Desenvolvimento são uma associação católica, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, reconhecida como uma organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD). É membro da Plataforma Nacional das ONGD Portuguesas, da Confederação Europeia dos Organismos Cristãos de Cooperação Internacional (OCCI), do Comité Coordenador del Servicio Voluntario Internacional (CCSVI) e da Rede Xavier. Nasceu em Lisboa, a 11 de abril de 1986,e a sua sede é no Centro Universitário Padre antónio Vieira (CUPaV), sito na Estrada da Torre, nº 26, 1769-014 Lisboa.