“Geórgia, Rússia: conflito regional, jogos globais” é o tema da conversa promovida pelo jornal “Le Monde Diplomatique”. Na quinta-feira à noite
“Geórgia, Rússia: conflito regional, jogos globais” é o tema da conversa promovida pelo jornal “Le Monde Diplomatique”. Na quinta-feira à noite a guerra da Geórgia e da Rússia é debatida em Lisboa, agora que as armas se calaram, apesar do terreno continuar minado com as duas partes a manterem uma linguagem de confronto e as forças estacionadas no terreno. a proposta de debate é do jornal Le Monde Diplomatique , a partir de artigos comuns à edição original francesa e à edição portuguesa.
Segundo a organização, a iniciativa inscreve-se no âmbito dos encontros regulares realizados em parceria com o Instituto Franco-Português destinados a promover o debate sobre artigos do mensário de reflexão de ideias. Geórgia, Rússia: conflito regional, jogos globais é o tema do debate deste mês.
Para além de artigos da edição actual – Jogadas dos grandes’ na Ossétia , de Jean Radvanyi, e O regresso da Rússia , de Serge Halimi – e de outros mais antigos, os organizadores contam com a participação dos jornalistas Carlos Santos Pereira e Pedro Caldeira Rodrigues, que desde há anos asseguram reportagens e notícias do Leste europeu e do território da antiga União Soviética.
O debate terá lugar no bar do Instituto Franco-Português, na sua sede em Lisboa, no dia 11 de Setembro, quinta-feira, a partir das 21h30. a entrada é livre.