Bispo de Leiria-Fátima, antónio Marto, publica carta pastoral, com data de 8 de Setembro. Nela define o programa pastoral para 2008-2009, sob o título «Ir ao coração da fé – Formar para uma fé adulta»
Bispo de Leiria-Fátima, antónio Marto, publica carta pastoral, com data de 8 de Setembro. Nela define o programa pastoral para 2008-2009, sob o título «Ir ao coração da fé – Formar para uma fé adulta»De leitura agradável e de análise cuidada, a carta pastoral estará à venda nas livrarias na próxima semana. O texto deixa transparecer a dedicação e solicitude do bispo pela diocese. São frequentes os desabafos vindos do interior, quer para expressar momentos de alegria e júbilo por resultados já alcançados, quer para denunciar e expressar anseios ainda por concretizar.
além das normas e recomendações oportunas para a diocese, contém uma profunda reflexão sobre o itinerário de formação cristã. Seguindo os passos de Paulo, a carta pastoral torna-se, ela mesma, um excelente manual de formação sobre o percurso formativo do cristão. Uma carta a ler e a reler, é indispensável para os agentes pastorais que têm a responsabilidade de formar os cristãos.
Dividida em quatro partes, a carta, disponível na internet, é uma reflexão sobre a formação para uma fé adulta. a primeira parte apresenta o panorama cultural em que somos chamados a viver a fé e o desafio que isso representa para a formação. Na segunda parte, procura ir ao coração da fé, à luz de São Paulo. Na terceira, apresenta os diversos itinerários da formação cristã. Na última, oferece indicações e propostas pastorais concretas para as comunidades e para a diocese.