Sobre o tema “Os novos caminhos da Missão ad Gentes”, José Ornelas, superior geral dos Padres Dehonianos, focou eficazmente os traços gerais dos desafios da missão na actualidade
Sobre o tema “Os novos caminhos da Missão ad Gentes”, José Ornelas, superior geral dos Padres Dehonianos, focou eficazmente os traços gerais dos desafios da missão na actualidadeNuma breve contextualização histórica da missão, introduziu ideias fundamentais, tais como a necessidade da independência da Igreja face aos poderes temporais e as consequências conhecidas de um passado em que nem sempre isso aconteceu, sem ignorar o papel igualmente extraordinário de defesa dos direitos humanos e da dignidade dos povos de tantos missionários e missionárias.
Mas foi sobre aspectos do presente que a assembleia foi convidada a reflectir, abordando questões como a alteração radical da realidade da Igreja nos diferentes espaços geográficos. Deu como exemplo o crescimento da fé nos tradicionais países destinatários da missão e o forte dinamismo vocacional gerado, as alterações numa Europa Ocidental que se converteu de espaço da cristandade e território de envio em países destinatários da missão em novo território ad gentes (de não crentes) e continente de acolhimento de missionários de outras regiões, o ad gentes como missão junto dos gentios e não já limitada a espaços geográficos e os desafios e alterações pastorais consequentes.
No que respeita à multiculturalidade, seus aspectos enriquecedores e os desafios, o José Ornelas destacou como exemplo o equilíbrio sensível nas adaptações litúrgicas e as dificuldades que coloca à universalidade da Igreja e às vivências da Fé e a importância da independência em relação a uma cultura específica. Deu como exemplo a fixação na cultura europeia e consequente tendência para o julgamento das outras expressões culturais como de sendo inferiores.
Como nota de encerramento e ao estilo de uma parábola, José Ornelas comparou as Igrejas mais velhas a um rebanho entregue pelo seu Senhor a pastores zelosos, que lentamente, quase sem se darem conta, foram-se isolando do seu rebanho, deixando uma multidão de ovelhas do lado de fora da cerca. Um dia, o Senhor regressou. Vendo o seu rebanho diminuído e infeliz, convidou estes pastores a abrirem suas cancelas e a dedicarem-se, juntamente com o seu rebanho, a descobrir tantas outras ovelhas que, longe de constituírem uma ameaça, entoavam afinal, acordes diferentes da mesma canção.
O segundo tema do dia a Missão no coração da Igreja Local, foi-nos apresentado por João Duque, da Faculdade de Teologia de Braga, que justificou o papel central (no coração) da dinâmica missionária como factor de dinamização das Igrejas locais, através de exemplos retirados da Bíblia e de experiências concretas.
Da parte da tarde seguiram-se Workshopes por Dioceses sobre Experiências missionárias nas Igrejas Locais. O dia encerrou com a Eucaristia e uma palestra do bispo Lúcio andrice Muandula, secretário Conselho Episcopal das Missões de Moçambique.