O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defendeu a conversão pastoral das paróquias para que se tornem mais missionárias
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defendeu a conversão pastoral das paróquias para que se tornem mais missionáriasNa manhã do último dia dos trabalhos, Jorge Ortiga apontou a necessidade de se imprimir um maior fulgor e espírito missionário nas paróquias e dioceses. Perante a indiferença do meio ambiente, a aposta deve residir na paróquia com conversão pastoral.
aos oitocentos participantes do congresso missionário nacional, o também arcebispo primaz de Braga apontou caminhos de conversao na paróquia necessitando para isso de uma outra conversão: a pessoal. É esta capacidade que deveremos ter, de deixar tudo. Sem discípulos capazes de deixar tudo, a missão não acontece, sublinhou.
O alerta: Há muito egoísmo que se disfarça quando interiormente o que nos devia animar era o interesse de Deus, criador de tudo e tudo em todos. a nova mentalidade missionária deve começar na paróquia: Quando se torna paróquia missionária está a evangelizar o seu mundo, referiu o prelado.
Num tom de esperança para o futuro, o presidente da CEP, apontou a necessidade de serem criadas “células de ambiente” onde o sentido missionário se impõe. Ou seja, pequenos grupos de pessoas preocupadas em ver o que podem fazer no silêncio do quotidiano de modo a combater as franjas do paganismo, imensas nas nossas comunidades paroquiais.
as próximas Jornadas missionárias nacionais realizam-se a 18, 19 e 20 de Setembro de 2009.