Seca, aumento do preço dos alimentos e guerras, esta combinação ameaça a vida de quase três milhões de crianças e das suas famílias
Seca, aumento do preço dos alimentos e guerras, esta combinação ameaça a vida de quase três milhões de crianças e das suas famíliasQuase três milhões de crianças em todo o Corno de África estão ameaçadas de morte, doenças e subnutrição, por uma terrífica combinação de seca, subida dos preços dos produtos alimentares e guerras, alertou a UNICEF, agência das Nações Unidas para a infância.
Uma forte liderança nacional é necessária neste momento crítico, e tem de ser mobilizado rapidamente mais financiamento internacional, afirmou o director regional da UNICEF para a África Oriental e austral, Per Engebak. Os riscos para as crianças e suas famílias são imensos e estamos a esgotar o tempo para os inverter.
as crianças estão entre os 14 milhões de pessoas que, na Etiópia, Somália, Eritreia, Quénia, Uganda e Djibuti, estão numa situação crítica – e os números estão numa trajectória ascendente alarmante, insiste a agência.
Especialistas prevêem que milhões de crianças e as suas famílias poderão ser apanhadas por estes factores na região do Corno de África se não forem tomadas medidas imediatamente.