No final das monções, em finais de agosto, mais de dois milhões de pessoas ficaram cercadas pelas águas em 15 de 64 distritos do Bangladesh
No final das monções, em finais de agosto, mais de dois milhões de pessoas ficaram cercadas pelas águas em 15 de 64 distritos do Bangladeshas cheias começaram com o aumento das águas em três rios: Brahmapoutre, Ganges e Meghna. O nível das águas continua a subir. a situação agravou-se,sobretudo, no Norte, com a subida das águas dos afluentes Tista e Dharla do Brahmapoutre. a 4 de Setembro registou-se a subida das águas em 29 dos 73 cursos de água, tendo 23 deles ultrapassado mesmo o nível de alerta.
Centenas de ilhas fluviais ficaram submersas e as águas cercam mais de dois milhões de pessoas. Muitas outras tiveram de abandonar as suas casas e instalar-se em lugares mais elevados. Muitas populações afectadas pelas cheias têm falta de água potável e de géneros. O gado que escapou não tem pasto para se alimentar.
Mais de 100 mil hectares de plantações de arroz e outras culturas estão submersas. Ficarão completamente destruídas se as águas não se retirarem dentro de dois ou três dias, advertiu Ibrahim Khalil, antigo dirigente agrícola. Cerca de 10 mil hectares de arroz, legumes e outras culturas foram arrastadas pelas águas.
a nível de socorros, 92 equipas médicas partiram para as regiões atingidas para prevenir epidemias. as 15 regiões sinistradas receberam 50 mil toneladas de arroz e cereais. No âmbito do programa de apoio, estradas, mesquitas, escolas e outras infra-estruturas que foram inundadas, terão de ser renovadas.