algumas dezenas de jovens estão a participar no Congresso Missionário Nacional, a decorrer em Fátima, de 3 a 7 de Setembro. a palavra aos jovens
algumas dezenas de jovens estão a participar no Congresso Missionário Nacional, a decorrer em Fátima, de 3 a 7 de Setembro. a palavra aos jovensO Congresso Missionário Nacional está a ser uma óptima ocasião para reforçar nos nossos corações a principal missão da Igreja no mundo: falar de Cristo a todos os povos. No primeiro dia tivemos a oportunidade de escutar o bispo antónio Couto com propostas concretas para tornar as nossas dioceses e paróquias ainda mais missionárias.
Nomeadamente propôs a criação de centros diocesanos missionários e paroquiais, manter elevada a consciência missionária e capacidade evangelizadora das paróquias e encher de ardor missionário todas as acções pastorais de dioceses e paróquias. a nossa formação missionária deve envolver a nossa Igreja particular e não apenas os institutos missionários específicos para a evangelização ad Gentes.
Onde nos encontramos devemos levar Cristo a todos aqueles que procuram um sentido para as suas vidas. Levamos a palavra d’Ele aos imigrantes e excluídos da nossa sociedade. Não olhá-los como marginais, mas como irmãos que trazem uma riqueza cultural e espiritual à nossa Igreja local. É um imperativo auxiliá-los na inclusão social.
a nós, jovens, cabe-nos uma missão de extrema urgência: proclamar os valores cristãos, valores que trazem a verdade e libertam o homem. Tornam a vida humana plena e cheia de sentido. a nossa sociedade, como afirmou Maria José Nogueira Pinto, está cheia de novos gentios.
É uma sociedade em que o sucesso profissional, o dinheiro, a fama, o mito da modernidade e da beleza orientam a vida das pessoas e as levam a cair num relativismo moral que conduzem a uma felicidade de momentos e não perene. Esta é a felicidade que Cristo nos anunciou.