” a re-evangelização do mundo moderno tem de passar por uma igreja mais fraterna e comunitária”
” a re-evangelização do mundo moderno tem de passar por uma igreja mais fraterna e comunitária”José Ornelas Carvalho, superior-geral dos Missionários Deonianos,defendeu, no terceiro dia dos trabalhos do congresso missionário nacional, que o conceito de missão tem de mudar . O conceito geográfico da missão foi modificado e a Igreja está a deslocar-se para sul, não só em termos de número mas, também, em termos de vitalidade .
O superior dos Dehonianos afirmou que, actualmente, as Igrejas de mais tradição, que deram impulso à missão estão em crise, de vocações, de atendibilidade e de frequência . aos 600 participantes no congresso, o missionário lembrou que a américa Latina é actualmente o continente e o Brasil, o país mais católico , enquanto a Europa vai perdendo pontos, no número e na vitalidade das igrejas.
José Ornelas de Carvalho sublinhou a necessidade de uma vida comunitária como testemunho do que cada instituto pretende imprimir em terras de missão. Salientou que faz falta um intercâmbio entre as igrejas. Precisamos uns dos outros e de construir juntos a Igreja .
Novos caminhos de missão abrem-se também no leste europeu: não só para a Igreja católica mas também para outras Igrejas, referiu ainda.