O alerta sério é de Ki-moon: “Este relatório é um forte alerta. ” E avisa: “Embora tenha havido progressos em algumas matérias”, podem não ser suficientes
O alerta sério é de Ki-moon: “Este relatório é um forte alerta. ” E avisa: “Embora tenha havido progressos em algumas matérias”, podem não ser suficientesSoou o alarme. Há fortes possibilidades de não serem alcançados os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O comércio e a ajuda internacional ainda são grandes obstáculos para a concretização destes objectivos de luta contra a pobreza que os países se comprometeram a atingir até 2015, apesar de progressos significativos na redução da dívida dos Estados mais pobres, segundo um relatório das Nações Unidas divulgado esta quinta-feira pelo secretário-geral Ban Ki-moon.
Sob o título Cumprindo com a Parceria Global para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) – foi preparado um relatório pelo grupo de aconselhamento dos ODM, que apresenta um conjunto de compromissos globais para monitorizar a ajuda, o comércio e a dívida pública, e acompanhar da evolução no acesso a medicamentos essenciais e tecnologia.
Este relatório conclui que os doadores terão de aumentar a sua assistência ao desenvolvimento em 18 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros) por ano, a partir de agora até 2010, se se quiser cumprir as promessas feitas em 2000 de reduzir para metade a pobreza e outros males sócio-económicos.
Este relatório é um forte alerta, sublinhou Ban Ki-moon. Embora tenha havido progressos em algumas matérias, o empenho em compromissos assumidos pelos Estados-Membros tem sido deficiente e atrasou-os, rematou alarmado.