São sete os factores relevantes para o que Maria José Nogueira Pinto considera ser a “paganização dos valores”
São sete os factores relevantes para o que Maria José Nogueira Pinto considera ser a “paganização dos valores” a sociedade actual assenta em novas ditaduras, subtis mas, existem, afirmou a ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. aos 600 participantes do Congresso missionário nacional, Nogueira Pinto apontou que, actualmente, um dos paradigmas existentes é o do sucesso.
Já não é preciso ser feliz, é preciso ter sucesso. E o sucesso é o dinheiro, o êxito profissional, o ser conhecido, o ser novo, saudável, assinalou. Hoje em dia, os valores são um tropeço para o tal paradigma de sucesso, criticou lembrando que há uma negação da caridade.
No rito da modernidade que desvaloriza os valores, tudo é relativo. E relativizando-se tudo, perde-se a noção do bem e do mal.
O aborto, a eutanásia, a existência de salas chuto mais não são, no entender desta católica que sinal da desistência do meu próximo, isto é porque me dá muito trabalho, eu desisto dele. Durante a quase uma hora que durou a conferência a ex-deputada defendeu que esta pequena humanidade precisa de ser libertada e precisa de ser devolvida à esperança.