“Temos que dar Cristo porque é Cristo que as pessoas pedem. Mesmo os que andam aí­ perdidos”
“Temos que dar Cristo porque é Cristo que as pessoas pedem. Mesmo os que andam aí­ perdidos”E para isso é preciso formação adequada. Nem todos terão formação adequada para transmitir Cristo, referiu o bispo antónio Couto, durante o debate da tarde, do segundo dia dos trabalhos do congresso missionário nacional. É preciso – disse ainda o prelado – estarmos aptos para acolher essas pessoas.
O que significa também irmos nós também ter com as pessoas para lhes levar Cristo ou despertar interesse da pessoa por Cristo. Há um leque vastíssimo de trabalho para fazer, afirmou o bispo antónio Couto. Ou seja, missão é também fazer com as pessoas se apercebam que há um Deus que se debruça sobre nós, que nos ama.
E um amor novo, vale por si, impõe-se por si, efectuando uma revolução do cristianismo. Às vezes somos cristãos apagados e bastante siderados. Temos de nos des-siderar, disse aos 600 participantes, neste segundo dia dos trabalhos.
O bispo auxiliar de Braga e orador deste congresso apontou ainda que um jovem está mais apto a levar outro jovem do que eu mas defendeu a necessidade de formação. Temos de ter gente preparada, disse.
a Igreja católica está a perder os ciganos, não conseguimos bem entender como chegar a eles, afirmou o padre Rui Pedro. a igreja Filadélfia está a chegar melhor a eles, afirmou durante o debate da tarde deste congresso missionário nacional que decorre até 7 de Setembro.
Para trabalhar com os ciganos é necessário inculturação e é uma coisa que não se pode improvisar. Faltam operários para esta pastoral, sublinhou.