Evangelizar é tarefa de todos: bispos, padres, leigos. a mensagem do bispo auxiliar de Braga ao congresso missionário nacional foi reforçada com vários desafios
Evangelizar é tarefa de todos: bispos, padres, leigos. a mensagem do bispo auxiliar de Braga ao congresso missionário nacional foi reforçada com vários desafiosantónio Couto usou uma linguagem incisiva e desafiadora. Em cada diocese deve ser criado um centro missionário diocesano e também a nível paroquial, defendeu. as dioceses tem de ter centros missionários, centros de evangelização porque a diocese e a paróquia têm de ser centros de evangelização.
Devem depois recorrer aos institutos missionários e não delegar nestes a tarefa primeira do anúncio e evangelização a nível de paróquia e diocese, acentuou. O presidente da Comissão Episcopal das Missões defendeu ainda que a Europa é território de missão e de um primeiro anúncio.
aliás, a Evangelização é o fundamento de tudo e deve ter primado sobre tudo. Cada leigo, cada cristão é chamado assim a dar testemunho no seu dia-a-dia, em campos como a política, a educação, a família.
Socorrendo-se de vários documentos do magistério da Igreja e em particular de Notas pastorais da Comissão Episcopal Italiana, o prelado definiu o rumo para a Igreja portuguesa, a partir deste congresso missionário nacional. Todo o caminho pastoral deve tender para a santidade, apontou, salientando que o resto encaixa-se bem.
Neste propósito de santidade, cada um é chamado a sair de si, ou seja, dos nossos hábitos, do nosso estilo de vida, do nosso mundo para ir ao encontro do outro, por amor.