a recomendação vem do Parlamento Europeu reunido em Bruxelas: tutelar a imagem da mulher eliminando os estereótipos criados sobretudo pela publicidade
a recomendação vem do Parlamento Europeu reunido em Bruxelas: tutelar a imagem da mulher eliminando os estereótipos criados sobretudo pela publicidadeOs eurodeputados aprovaram, por larga maioria, o relatório da deputada sueca Eva-Britt Svensson, a 3 de Setembro, em Bruxelas. apesar de referências ambíguas aos géneros, o texto reafirma a igualdade substancial e de oportunidades entre sexos.
O relatório sublinha que as discriminações continuam a ser veiculadas pelos órgãos de comunicação. Os estados membros deveriam providenciar com meios idóneos a que o marketing e a publicidade garantissem o respeito da dignidade humana e da integridade da pessoa.
Os suportes de publicidade não contenham discriminações directas ou indirectas, nem instiguem ao ódio baseado no sexo, raça ou origem étnica, religião ou convicções pessoais, deficiências, idade ou orientação sexual. Do mesmo não devem veicular elementos que aprovem, exaltem ou induzam à violência contra as mulheres.
Os publicitários são convidados a evitar o recurso a modelos anoréxicas. as mensagens de estereótipos contra as mulheres devem ser eliminados a começar pelas transmissões televisivas, livros escolares, brinquedos e internet.