Restituí­do pela Itália à Etiópia em 2005, será inaugurado amanhã, 4 de Setembro, o obelisco de aksum. Foi transportado para a Etiópia e colocado no seu local original perto da fronteira da Eritreia
Restituí­do pela Itália à Etiópia em 2005, será inaugurado amanhã, 4 de Setembro, o obelisco de aksum. Foi transportado para a Etiópia e colocado no seu local original perto da fronteira da EritreiaEm 31 de Julho passado, com a colocação do terceiro e último bloco do monumento concluíram-se as complexas operações de reinstalação, do obelisco, lê-se numa nota da UNESCO. Desde 1980 que o monumento arqueológico de aksum tinha entrado na lista do Património Mundial.
a Estrela 2, vulgarmente conhecida como Obelisco de aksum, depois do fim da guerra ítalo-etíope fora transportada para Roma e colocada na Praça de Porta Capena, diante do edifício que é hoje sede da FaO. Em 2005, escreve a UNESCO, a estrela 2 foi desmontada, transportada para a Etiópia e reinstalada através de uma operação de notável complexidade técnica.
Levantado entre os séculos III e IV d. C. , o obelisco mede 21 de altura e pesa mais de 150 toneladas. as operações de reinstalação iniciaram em Julho de 2007 com a preparação do local, na região do Tigrai, Etiópia setentrional. O primeiro dos três blocos foi instalado no início de Junho de 2008, ao passo que os outros dois foram montados durante o mês de Julho. a Estrela 2 de aksum é um símbolo da identidade cultural etíope e a sua recolocação no sítio originário foi acolhida com alegria pela população local. Conclui a UNESCO.