Bento XVI visita a ilha italiana da Sardenha, 7 de Setembro. Reina grande entusiasmo à volta da viagem do Papa, que se encontrará com os jovens no domingo à tarde
Bento XVI visita a ilha italiana da Sardenha, 7 de Setembro. Reina grande entusiasmo à volta da viagem do Papa, que se encontrará com os jovens no domingo à tarde a celebração do primeiro centenário da proclamação de Nossa Senhora de Bonaria padroeira principal da Sardenha é o motivo da visita do papa Bento XVI à ilha. O pontífice passará pelas ruas de Cagliari, no meio da multidão em papa-móvel. a histórica estátua da Nossa Senhora de Bonaria, de 1370, fará o mesmo trajecto
Bem-vindo à Sardenha, Sua Santidade Bento XVI e obrigado pela solidariedade concreta que a Igreja católica, através das paróquias e párocos de grande coração e sensibilidade, dá diariamente aos irmãos imigrantes, lê-se num comunicado publicado nestes dias. Mais de 400 imigrantes da Ucrânia, Rússia, Bielorrússia e outros países ex-soviéticos, na maioria ortodoxos do patriarcado de Moscovo, vivem e trabalham em Cagliari.
Juntamente com a comunidade católica, os imigrantes signatários da mensagem de boas-vindas esperam o Papa no próximo domingo, 7 de Setembro. Um bom número deles são mulheres que trabalham na assistência a idosos e estão associadas ao Centro Cultural e Biblioteca russófona Rodnoe Slovo. É para os imigrantes ortodoxos o único ponto de agregação na cidade.
O centro nasceu nas instalações da paróquia de Santa Eulália, onde celebram, desde há cinco anos, o Natal e a Páscoa ortodoxos. Queremos simplesmente agradecer ao seu mais alto representante o apoio que nos dá a Igreja católica, explicou Naletko Nina, coordenadora do centro. Parece-nos justo sublinhar que a Igreja católica, também na Sardenha, dá a mão e apoia os imigrantes, promovendo momentos de reunião, dando espaços próprios para as celebrações litúrgicas dos fiéis cristãos ortodoxos.