Presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios atribui a diminuição do número de padres, ao longo dos anos, à falta de formação dos formadores
Presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios atribui a diminuição do número de padres, ao longo dos anos, à falta de formação dos formadoresO decréscimo de candidatos ao sacerdócio tem muito a ver com a falta de formação dos formadores, disse à agência LUS a antónio Santos, bispo de aveiro e presidente da Comissão. Tem também a ver com alguma instabilidade de algumas equipas de formadores, acrescentou o prelado.
Creio que o seminário precisa de ter uma grande capacidade de abertura às comunidades cristãs e capacidade de diálogo, explicou. Interlocutores do diálogo são aqueles que na vida concreta das comunidades são o rosto do padre que os jovens desejam e projectam ser. O presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios falava aos jornalistas, em Torres Vedras, à entrada para o encontro de formadores que reúne, até ao final da semana, os representantes dos seminários portugueses.
Sabemos que há escassez de ordenações, mas vivemos um momento de esperança, salientou o bispo de aveiro. O problema das vocações não é uma questão de marketing; é uma questão de acolhimento sereno discreto e atento do chamamento de Deus e de trabalho consciente no meio das comunidades cristãs.
Em aveiro, o seminário vai reabrir com nove alunos, disse à LUS a antónio Santos. No seminário maior de Coimbra, que integra as dioceses de Leiria, Coimbra, aveiro e Portalegre serão sete os alunos no primeiro ano de Teologia. Temos o dobro dos seminaristas em Teologia que tínhamos há dois anos (eram cinco, agora existem dez) no seminário de Coimbra, acrescentou.
Segundo o padre Jorge Madureira, secretário da Comissão Episcopal, Vocações e Ministérios, Há indicativos numéricos dessa inquietação [apelo por uma vocação] sentida por muita juventude que aponta para valores acima dos 10 por cento, o que é um valor impressionante. Para este responsável não há crise no chamamento, poderá haver crise nas estruturas que ajudam a dar uma resposta, admitiu. Para ajudar a dar a resposta pretendida, disse que todo o país está com dinamismo e com projectos estruturados.