Está a decorrer em acra, Gana, um fórum sobre a eficácia das ajudas aos países africanos. Igrejas e organizações religiosas estão na primeira linha
Está a decorrer em acra, Gana, um fórum sobre a eficácia das ajudas aos países africanos. Igrejas e organizações religiosas estão na primeira linhaO presidente do grupo de trabalho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OSCE), Jan Cedergren, encontrou-se em acra, capital do Gana, com uma delegação ecuménica guiada por Mvume Dandala, secretário-geral da conferência das Igrejas de África (aaCC). Os dois organismos discutiram questões relativas ao fórum sobre a eficácia das ajudas a África.
O responsável da OSCE, responsável pela eficácia das ajudas, advertiu que o fórum não poderá resolver todos os problemas relativos à ajuda. Nem todos serão atendidos e os resultados não poderão deixar todos satisfeitos. Está em causa um processo longo de compromisso entre doadores e governos. Uns e outros são prudentes em aceitar mudanças.
Jan Cedergren congratulou-se com as Igrejas e organizações religiosas internacionais pelo contínuo empenho no chapo do diálogo ecuménico. Muitos países estarão dependentes das ajudas nos próximos anos. Infelizmente não podemos mudar a situação, mas juntos podemos melhorar a natureza da ajuda.
O bispo Dandala afirmou que as Igrejas e as organizações religiosas pedem um bom desenvolvimento e não uma má ajuda. Sublinhou a necessidade de maior transparência, responsabilidade e influência das comunidades sobre as políticas nacionais.