Docente de Sagrada Escritura no “Biblicum” de Jerusalém pede guias competentes para conduzir peregrinos que visitam a Terra Santa
Docente de Sagrada Escritura no “Biblicum” de Jerusalém pede guias competentes para conduzir peregrinos que visitam a Terra Santaas agências de viagem devem preparar guias competentes não apenas em arqueologia, mas sobretudo peritos em Sagrada Escritura, avisa Frédéric Manns, docente do Biblicum, escola bíblica de Jerusalém. O professor recorda que a Palavra lida na Terra Santa adquire uma densidade que muitos peregrinos já puderam experimentar.
No âmbito do próximo sínodo dos bispos – de 5 a 26 de Outubro – o professor franciscano, a partir da página da Internet da Custódia de Jerusalém, afirma que a recomendação vale sobretudo para sacerdotes e seminaristas. Os bispos que tiveram a coragem de levar os seus seminaristas, durante um mês, à Terra Santa puderam organizar a sua pastoral sobre a Palavra de Deus, de modo a dar um alimento sólido aos fiéis.
Para o docente é incompreensível que certas agências católicas não pensem senão no aspecto económico, quando levam sacerdotes à Terra Santa. Não lhes propõem programas alternativos e nem sequer sentem a urgência de sugerir uma actualização dos guias. O próximo sínodo, se quer ser pastoral, deve oferecer novas soluções para a formação dos formadores. E conclui: Para ensinar, até os bispos devem estudar a Palavra, pois só se conhece o que se vive e põe em prática.