Sucesso!, é como os jovens classificam o campo de trabalho missionário da Nazaré. O «Entre Povos» divulgou os «Objectivos do Milénio» e recolheu fundos para as crianças do Guiúa, Moçambique
Sucesso!, é como os jovens classificam o campo de trabalho missionário da Nazaré. O «Entre Povos» divulgou os «Objectivos do Milénio» e recolheu fundos para as crianças do Guiúa, MoçambiqueO acolhimento foi muito bom. atraímos as pessoas com animação de rua e música, explica o jovem missionário da Consolata, Ricardo Nunes. Muito cansado, mas muito contente, o jovem, que faz parte da organização, deu tudo para o sucesso do campo. até fiz de bêbado para chamar as pessoas. Umas desconfiavam, mas reconheceram-me pela t-shirt do CTM.
De 24 a 31 de agosto, dezena e meia de jovens venderam muita bijutaria confeccionada pelos próprios e CDês. Só uma senhora comprou sete anéis, cada a cinco euros. Mas não só de vendas viveu o campo. ajudou os mais novos a libertarem-se, a abrirem-se. Nos primeiros dias, um deles não partilhava, não queria ajudar; mas agora já está aberto, colabora, dança com as africanas (tipo de dança).
Foi extenuante. a animação acaba à meia-noite, depois é arrumar o material, tomar um chá. Para os membros da organização sobeja ainda uma reunião de avaliação e programação até às duas, para só depois ir dormir. O cansaço é visível, mas existe uma grande alegria e cumplicidade entre os jovens.
a animação de rua atraiu muitas pessoas. Ouviam a música, liam o cartaz, mas a grande maioria, talvez 60 por cento interessava-se pela bijutaria. Os jovens falavam dos objectivos do Milénio. O conhecimento é muito pouco. a maioria nunca tinha ouvido falar.
Um grupo pequeno de jovens, mas bom de trabalhar, comenta Mário De Carli, missionário da Consolata. De boa convivência, cada jovem dispôs-se a fazer o que lhe era mais natural, lançou-se na relação com os passantes para apresentar a ideia-chave de comunhão entre povos. a animação de rua permitiu o contacto com pessoas que estiveram em Moçambique, com amigos e antigos alunos da Consolata e outros.