2. 000 pinguins de Magalhães foram encontrados mortos, cobertos de petróleo. O desastre foi descoberto domingo, 24 de agosto, nas praias de Florianópolis (Sul do Brasil)
2. 000 pinguins de Magalhães foram encontrados mortos, cobertos de petróleo. O desastre foi descoberto domingo, 24 de agosto, nas praias de Florianópolis (Sul do Brasil)Mais de 2. 000 pinguins deram à costa mortos nas quarenta praias de Florianopolis, indicou Kleber Machado, do Centro de Triagem dos animais Selvagens (Cetas). Os habitantes enterram as aves que encontram e contactam a associação do bairro que elabora as estatísticas. actualmente, estamos a tratar 170 no Centro, que também estavam cobertas de petróleo , acrescentou.
Duas dezenas de voluntários, biologistas e veterinários, prestam ajuda. Nesta época do ano recebemos entre dois a três pinguins por dia, mas neste momento são entre 20 a 30, explicou. Logo que recuperadas, as aves são devolvidas ao mar, numa corrente que as levará até à Patagónia de onde migraram, disse Kleber Machado.
Provavelmente, o petróleo provém de um navio que se encontrava no alto mar. apesar das buscas realizadas pela Marinha, ainda não foi localizada a mancha de petróleo. Quando a ave está coberta de petróleo, perde a impermeabilidade natural das penas. a água gelada entra em contacto directo com o corpo e ela morre de hipotermia, segundo o responsável do Centro de Triagem.