Thomas Hammarberg visitou a Geórgia durante uma semana. No regresso, o comissário dos direitos humanos do Conselho de Europa lançou um apelo para a rápida solução do conflito
Thomas Hammarberg visitou a Geórgia durante uma semana. No regresso, o comissário dos direitos humanos do Conselho de Europa lançou um apelo para a rápida solução do conflitoDurante a sua permanência na região do Cáucaso o comissário testemunhou a libertação de 95 civis, prisioneiros de georgianos e ossetas. Mostrou-se confiante no passo concreto e positivo realizado pelas duas partes para cumprir as suas obrigações acerca das ajudas humanitárias e direitos humanos.
O representante do Conselho da Europa lançou um apelo para que os refugiados possam regressar às próprias casas, pedindo que se responda urgente e eficazmente às suas necessidades, proporcionando-lhes uma protecção adequada, alimento, vestuário, documentos de identidade, e assistência médica.
No Conselho de Europa sucedem-se as tomadas de posição contra o reconhecimento da independência da abcasia e da Ossétia pela Rússia. O turco Yavuz Mildon, presidente do Congresso dos poderes locais, condena a decisão de Moscovo: Este acto não é uma boa notícia para a Europa e, em particular, para o Cáucaso.