Gregorios Yohanna Ibrahim, arcebispo ortodoxo de aleppo, Síria, lança o alerta no «Fórum internacional sobre diálogo intercultural no Mediterrâneo»
Gregorios Yohanna Ibrahim, arcebispo ortodoxo de aleppo, Síria, lança o alerta no «Fórum internacional sobre diálogo intercultural no Mediterrâneo»O cristianismo no Oriente está em perigo. Os números falam caro. Os 15 milhões de cristãos contra os 300 milhões de muçulmanos podem permanecer ali, continuando a professar o Evangelho e a promover a imagem do homem bom, explica o arcebispo de aleppo, na Síria. E acrescenta: Se os conflito se mantiverem, eles [os cristãos] serão obrigados a emigrar e, partindo, não regressarão.
O arcebispo explicou que na Síria o governo encoraja o diálogo entre as duas principais religiões, cristã e muçulmana. Os cristãos presentes participam nos ritos dos muçulmanos, condividem as mesmas escolas, os mesmos lugares de trabalho e de lazer. Mas o aumento do fanatismo islâmico deve levar a reflectir sobre o futuro do cristianismo.
Muhamad Habash, membro do parlamento sírio e conhecido islamista, também participou no fórum, onde afirmou: a espiritualidade, o amor, o respeitosão únicos. E acrescentou: a religião não é um problema a favor da guerra. Sê-lo-ão as injustiças económicas e sociais, as únicas que verdadeiramente geram violência.