Presidente do Zimbabué vai formar governo, mas a oposição recusa participar em qualquer executivo antes de concluir o acordo de partilha de poder, segundo o ministro da Informação
Presidente do Zimbabué vai formar governo, mas a oposição recusa participar em qualquer executivo antes de concluir o acordo de partilha de poder, segundo o ministro da Informação Nada nos impedirá de formar um novo governo , afirmou Bright Matonga, ministro da Informação do Zimbabué. Temos que seguir em frente, temos de ter a certeza de que o Zimbabué vai recuperar o seu estatuto, temos de nos concentrar na economia , declarou o ministro à rádio pública S a FM.
a ausência de um acordo de partilha do poder com a oposição não impede Robert Mugabe de formar governo. Em breve iremos nomear um governo , garantiu o presidente a 27 de agosto, um dia depois da sessão inaugural do Parlamento. No decorrer da cerimónia, Robert Mugabe foi apupado pelos parlamentares do Movimento para a Mudança Democrática (MDC). aparentemente, o MDC não quer fazer parte [do governo] , referiu o presidente.
Dos 210 deputados, 100 pertencem ao MDC, 99 à União Nacional africana-Frente Patriótica (ZaNU-PF) e 10 à facção dissidente do MDC, mais um independente. Os dissidentes do MDC, com 10 deputados eleitos, podem fazer maioria no Parlamento com o MDC ou com a União Nacional africana-Frente Patriótica (ZaNU-PF). Porém recusam-se também a fazer parte do governo, apesar de ter havido um acordo, numa primeira fase das negociações. Recorde-se que o presidente zimbabueano foi eleito na segunda volta das eleições, contestada com a ausência do opositor do MDC, Morgan Tsvangirai, que tinha ganho a primeira volta.
É evidente que se [Robert Mugabe] quer anunciar um novo governo isso será considerado uma declaração de guerra contra o povo , afirmou Nelson Chamisa, porta-voz do MDC. Recusamos qualquer participação num governo que seja em benefício pessoal , afirmou o porta-voz do MDC. Temos o tempo do nosso lado, temos o povo connosco . a oposição só aceita a conclusão do diálogo e a formação de um governo de transição com Mugabe e Tsvangirai , declarou por sua vez o porta-voz da facção dissidente do MDC, Edwin Mushoriwa.