Segunda-feira, 1 de Setembro, celebra-se a 3º Jornada para a Salvaguarda da Criação. Tem como tema: “Uma nova sobriedade para habitar a terra”
Segunda-feira, 1 de Setembro, celebra-se a 3º Jornada para a Salvaguarda da Criação. Tem como tema: “Uma nova sobriedade para habitar a terra” a Comissão episcopal para os Problemas Sociais e Trabalho, Justiça e Paz, e a Comissão para o Ecumenismo e Diálogo, de Itália, redigiram uma mensagem para assinalar a celebração. Hoje a terra está ameaçada por uma degradação ambiental muito vasta, escrevem os bispos.
E acrescentam: Estamos conscientes que tal situação depende de numerosos factores históricos e culturais. Todavia está indiscutivelmente ligada a comportamentos e estilos de vida já típicos dos países industrializados e que gradualmente se vão difundindo noutras áreas. Pelo que os bispos convidam a uma conversão ecológica.
Segundo os prelados italianos, uma renovação eficaz das práticas – pessoais, familiares e comunitárias – não poderá realizar-se sem uma verdadeira e própria conversão ecológica. Isto significa sem um olhar renovado sobre as nossas existências e sobre os bens que as caracterizam.