Nas vésperas do julgamento do recurso contra o reconhecimento da terra indígena Raposa Serra do Sol, que está a decorrer em Brasí­lia, Índios dirigem-se aos “prezados companheiros da causa indígena”
Nas vésperas do julgamento do recurso contra o reconhecimento da terra indígena Raposa Serra do Sol, que está a decorrer em Brasí­lia, Índios dirigem-se aos “prezados companheiros da causa indígena”Começou hoje, 27 de agosto, em Brasília, o julgamento do recurso interposto pelo estado de Roraima, contra o decreto de Lula da Silva. O presidente do Brasil em 2005 assinou a lei que concedeu aos índios o uso da terra da área indígena da Raposa Serra do Sol. Seis fazendeiros e o governo estadual tudo têm feito, usando a violência e a sabotagem das estruturas públicas para impedir a execução da lei, acabando por recorrer contra o processo que culminou coma assinatura do decreto-lei.
Estamos ansiosos com o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), escrevem nas vésperas e descrevem o processo seguido até ao momento. Estivemos mobilizados em várias actividades, tanto a nível local, nas comunidades, regiões, nacional e internacional, onde lançamos a nossa campanha anna Pata anna Yan – Nossa terra nossa mãe. Os líderes lembram que, em Maio passado, foram baleados dez indígenas.
a mobilização continua, numa grande solidariedade, tanto em Boa Vista, como em Brasília junto com os outros povos indígenas do Brasil e muitos outros representantes de movimentos e organizações sociais. a decisão do STF é deveras importante para a vida dos povos indígenas. Por isso solicitam, mais uma vez, vosso apoio demonstrado na realização da campanha na Europa. É necessário estar atentos aos acontecimentos e à decisão do STF e prontos para manifestar a vossa dedicação, carinho e compromisso, se necessário.
apesar de confiarem no julgamento e [que] a justiça prevalecerá e será favorável à defesa dos direitos dos povos indígenas, os índios temem uma ameaça à sua dignidade e ao seu reconhecimento. Contamos com todo o apoio de vocês para a nossa causa.