Veraneantes da praia da Nazaré fixam o olhar num cartaz pendurado na tenda da avenida marginal: Zerí˜ pobreza, zerí˜ analfabetismo, zerí˜ violência, zerí˜ injustiça, zerí˜ fome, zerí˜ sida, zerí˜ mortes
Veraneantes da praia da Nazaré fixam o olhar num cartaz pendurado na tenda da avenida marginal: Zerí˜ pobreza, zerí˜ analfabetismo, zerí˜ violência, zerí˜ injustiça, zerí˜ fome, zerí˜ sida, zerí˜ mortesRui Duque, 20 anos, estudante do 2º ano de arquitectura, é um dos participantes no Campo de Trabalho Missionário (CTM 2008), a decorrer na Nazaré. É repente. Tinha tempo disponível e quis voltar porque o campo do ano passado deu bons frutos. Gostava de fazer missão, mas tem de deixar para quando tiver oportunidade. acha importante sentir o passar pelas doenças, pela pobreza, ver as condições de vida daqueles povos.
O CTM é importante para os jovens crentes e mesmo para aqueles que não gostam de se mostrar por causa dos amigos. É uma experiência que pode ser útil até mesmo para aqueles que desistiram de ser cristãos. O ambiente da praia não é fácil. Há pessoas que não cumprimentam e os jovens que vêm ao campo pela primeira vez podem experimentar o desânimo, sentem medo; há alguns que se sentem acanhados. Rui Duque tem muito jeito para animar e é capaz de envolver os artistas [anónimos] presentes no meio da plateia.
ao passo que Flávia Terras, 17 anos, estreante no curso de gestão, transborda de entusiasmo. Mete-se com os passantes até ao ponto que eles ficam a olhar; acham que devo ser tonta. Pede-lhes um minuto e se não lho concedem diminui o tempo, chegando mesmo a pedir 10 segundos de atenção.
a jovem tem arte e engenho. Chega mesmo a pôr-se de joelhos para atrair a atenção para a campanha. Gosto de abordar as crianças; estas dão a volta aos pais. Esta habilidade vem-lhe do pai: Ele tem muita lábia. Nos poucos dias do campo já aprendi muitas coisas para enganar as pessoas. Jogos de rua, malabarismos, que uma professora lhes ensinou durante dois dias. Uma semana de férias perdida? Nem pensar: Ganhei uma semana. Deviam ser todas assim. Tudo para promover a campanha Entre Povos, a favor das crianças de Guiúa, em Inhambane, Moçambique.