África precisa de repensar políticas e estratégias a nível de saúde pública, alerta o director da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a região
África precisa de repensar políticas e estratégias a nível de saúde pública, alerta o director da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a regiãoÁgua não potável, saneamento básico quase inexistente, sobrepovoamento urbano, tratamento de resíduos irregular, são algumas das muitas carências detectadas. São problemas básicos para os quais a África ainda não encontrou as soluções correctas e que podem ser minimizados, bem como o seu peso na saúde pública , declarou Luís Gomes Sambo, à Lusa.
Quando falamos em desenvolvimento, estamos igualmente a falar em melhorar a saúde das pessoas. E para melhorar a saúde pública, temos de melhorar o ambiente , afirmou o angolano, a propósito da Conferência Interministerial sobre Saúde e ambiente, que começa, hoje, no Gabão.
a análise dos problemas, a troca de experiências, o debate, a reflexão de ideias deve levar à assinatura de uma declaração com as principais linhas de orientação para uma estratégia concertada, envolvendo as áreas da Saúde e ambiente, mas também ao nível da Educação e das comunidades.