as acusações de heresia contra os templários foram infundadas, adianta uma pesquisadora da Biblioteca Vaticana
as acusações de heresia contra os templários foram infundadas, adianta uma pesquisadora da Biblioteca VaticanaOs documentos originais do processo contra os templários, encontrados no arquivo Secreto do Vaticano revelam que os templários de nenhum modo se haviam convertido em hereges e o processo foi em definitivo um meio para apropriar-se de seu património, afirma Bárbara Frale.
a investigadora, cujo artigo foi publicado pelo jornal da Santa Sé, adianta que sabemos que a disciplina primitiva do Templo e seu espírito autêntico se haviam corrompido com o passar do tempo, caindo na decadência e deixando aberta a difusão dos maus costumes. Mas a acusação de heresia era infundada.
a ordem de detenção de Filipe, o Belo, baseava-se no seguinte: Os templários praticavam em segredo ritos pagãos e haviam abandonado a fé cristã. a pesquisadora refere que esta foi uma fórmula do rei se apropriar dos bens dos templários, uma vez que se encontrava em estado de falência.
Sobre a história dos templários ainda há verdadeiramente muito que investigar. E o estudo da espiritualidade desta antiga ordem religiosa dará à cultura contemporânea outros novos motivos de discussão, perspectiva.