Prisão para quem fala correspondentes estrangeiros, ou até mesmo trabalhos forçados, sem processo ou condenação. Tudo para permitir o desenrolar “harmonioso” dos Jogos olímpicos
Prisão para quem fala correspondentes estrangeiros, ou até mesmo trabalhos forçados, sem processo ou condenação. Tudo para permitir o desenrolar “harmonioso” dos Jogos olímpicosÉ longa a lista de violações de direitos humanos. a associação Defensores Chineses dos Direitos Humanos (CHRD, sigla do nome em inglês) narra as violações normais dos direitos na China olímpica. Liu Jie, activista chinêsa dos direitos humanos, foi presa, submetida a trabalhos forçados e torturada em Outubro passado.
Liu Jie, doente de coração, tem problemas graves nos olhos e foi obrigada a trabalhar até 14 horas diárias. a 15 de agosto, para se defender, deu um empurrão a um guarda que lhe batia. Segundo a CHRD, desde então é sujeita a torturas. Durante o mês olímpico, a China não interrompeu as violações dos direitos humanos, porventura até aumentou.
Multiplicaram-se os controlos e as medidas de prisão para evitar protestos. Quando hoje, 24 de agosto, se encerram em Pequim os jogos olímpicos, circula um pouco por todo o lado uma longa lista de violações dos direitos humanos. Certamente peca por ser incompleta.