Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entrega ao presidente do Supremo Tribunal Federal nota de solidariedade para com povos da terra indígena Raposa Serra do Sol
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entrega ao presidente do Supremo Tribunal Federal nota de solidariedade para com povos da terra indígena Raposa Serra do Sol a 27 de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um recurso que pede a anulação da portaria que delimitou a terra indígena da Raposa Serra do Sol. Geraldo Lyrio Rocha e Luis Soares Vieira, respectivamente presidente e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entregaram o documento ao presidente ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.
a nota episcopal refere: Depois de longo percurso de lutas e conquistas, parecia ter sido definitivamente superado o tempo em que os indígenas eram considerados pelos fazendeiros de Roraima como propriedade particular e mero instrumento para a obtenção de riquezas.
Em 2002, a terra indígena foi demarcada e em 2005, homologada e registrada pelo governo Lula da Silva. Os povos indígenas festejaram o acontecimento como uma vitória. Mas a questão foi levada ao STF, para que tudo volte à estaca zero. a 27 de agosto o STF julgará a impugnação da demarcação das terras Indígenas.
Esperamos que os direitos dos povos indígenas sejam novamente confirmados, mantendo-se a demarcação e sua homologação para a alegria das 194 aldeias dos povos que tradicionalmente ocupam a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, desejam e auguram os bispos, na nota entregue ao STF.