Água e mais água! Tudo fala de água: o rio, as formas dos pavilhões e monumentos, as imagens e escritas. Tudo é uma imensa lição sobre a água através dos tempos e nas mais diversas formas
Água e mais água! Tudo fala de água: o rio, as formas dos pavilhões e monumentos, as imagens e escritas. Tudo é uma imensa lição sobre a água através dos tempos e nas mais diversas formasSob um sol ardente, as pessoas afluem para a Torre da Água. Uma longa fila aguarda a sua hora de entrar diante de um edifício singular, cuja forma exterior se assemelha a uma gota de água. a primeira impressão é de imensa frescura ao atravessar uma porta talhada numa barreira de água a correr do tecto até ao chão.
Um espaço amplo, que abrange toda a base do edifício, recolhe as mais variadas temáticas relacionadas com a água. Mas a grande surpresa encontra-se no sétimo andar, a que se acede, por tapete rolante. ao longo do percurso podem observar-se lindas imagens sobre os painéis circulares que enchem a base do edifício, dispostas em volta de longos fios de água luminosa, materializados em tubos circulares que pendem do tecto.
Uma gigantesca gota de água extasia os visitantes que acedem ao sétimo andar. Cai do tecto do 23º andar, expandindo-se em fragmentos que se espalham pelo espaço. as sucessivas mudanças de luz e as imagens projectadas a partir do chão apresentam um espectáculo fantástico.
O edifício é enorme sem qualquer outra utilização. Terminada a Expo Saragoça certamente que se transformará numa imensa sala de aula para jovens e adultos aprenderem o valor e a grandeza da água. Sem bancos da escola, mas percorrendo os corredores que sobem pelas paredes interiores do edifício habituar-se-ão a respeitar este dom imenso da natureza.