Pequenas e médias dos países do Mercado Comum do Sul recebem impulso com eliminação da tarifa externa, revelou ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, que preside “pro tempore” à organização
Pequenas e médias dos países do Mercado Comum do Sul recebem impulso com eliminação da tarifa externa, revelou ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, que preside “pro tempore” à organizaçãoCelso amorim entende que a eliminação da tarifa externa é essencial para os pequenos países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O ministro brasileiro afirmou que a medida abriu oportunidades para facilitar as negociações no processo de integração da Venezuela no grupo. a adesão formal ao MERCOSUL não é apenas um projecto económico, mas também político.
O governo brasileiro de Lula da Silva pretende aprofundar e avançar na actual união aduaneira, explicou Celso amorim, a propósito da adesão da Venezuela. O ministro ratificou o compromisso do Brasil para continuar no caminho de encolher as assimetrias . Esta é uma reclamação de dois dos parceiros do bloco, o Paraguai e o Uruguai.
Foi ainda anunciada a criação de um fundo de apoio a pequenas e médias empresas, para promover a cooperação entre elas e procurar novos mercados para suas exportações. a entrada definitiva da Venezuela no bloco estará definida até ao final de 2008, referiu o ministro. a presidência pro tempore do Brasil terminará logo após as negociações e passará para o Paraguai. actualmente integram o MERCOSUL a argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.