O relator especial das Nações Unidas para os Povos indígenas adianta que a sua visita não pode ser encarada como influência sobre o Supremo Tribunal Federal em relação à Raposa Serra do Sol
O relator especial das Nações Unidas para os Povos indígenas adianta que a sua visita não pode ser encarada como influência sobre o Supremo Tribunal Federal em relação à Raposa Serra do Sol Dizer que estou a tentar influenciar as decisões do Supremo Tribunal Federal em relação ao caso da Raposa Serra do Sol, descaracteriza tanto o propósito de minha visita como a natureza do mandato que recebi do Conselho de Direitos Humanos da ONU , afirmou James anaya.
O responsável estará de vista ao Brasil até 25 de agosto. Dois dias depois, o Supremo Tribunal Federal vai pronunciar-se sobre a demarcação das terras indígenas. O conflito armado entre índios e produtores de arroz obrigou a que a garantia da segurança esteja a cargo da Polícia Federal.
anaya já disse que a sua visita é para avaliar não apenas a situação da Raposa Serra do Sol, mas também as condições gerais dos povos indígenas no Brasil, promovendo os direitos humanos dessas populações num espírito de cooperação com as autoridades brasileiras . Mas esta terra indígena é uma das que visitará durante a visita ao Brasil. De volta às Nações Unidas, o norte-americano elaborará um relatório sobre as comunidades indígenas que vivem em todo o território brasileiro.