Município de Ourém vai lançar campanha de sensibilização junto dos comerciantes de Fátima para libertar passeios de artigos religiosos, revelou fonte da autarquia
Município de Ourém vai lançar campanha de sensibilização junto dos comerciantes de Fátima para libertar passeios de artigos religiosos, revelou fonte da autarquia a exposição de artigos religiosos nos passeios da cidade de Fátima já é proibida pelo regulamento municipal. Mas nem todos os comerciantes cumprem esta medida que visa qualificar o comércio local. O presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, afirmou que a nova decisão de fazer cumprir a lei foi tomada em reunião do executivo, para pôr cobro ao que considera ser uma má imagem que a cidade-santuário transmite.
David Catarino explicou à Lusa que a Câmara Municipal ainda estudou a possibilidade de uniformizar a colocação de artigos religiosos nos passeios, através de expositores iguais para todos os comerciantes. avaliámos no sentido de perceber se poderia haver alguma abertura para permitir a colocação de artigos nos passeios e a possibilidade do regulamento que proíbe esta prática ser alterado, mas chegámos à conclusão que não faz sentido.
atendendo ao período de férias, a autarquia achou que a medida de sensibilização para uma imagem de Fátima qualificada só avançará no próximo ano . a partir do próximo ano não haverá contemplações. David Catarino prometeu uma acção concertada dos serviços de fiscalização municipal e da Guarda Nacional Republicana no sentido de pôr cobro àquela prática. É o interesse da cidade que está em causa, é o interesse colectivo, salientou. a decisão foi tomada após serem ouvidos os representantes do Santuário de Fátima, a associação Empresarial Ourém-Fátima e a Junta de Freguesia de Fátima.